quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sobre a Confissão de Pecados.

-Seria correto se confessar com padres?
Responderei a esta pergunta a luz da Bíblia, veja o que a bíblia fala:

" Se confessares os vossos pecados ele é fiel e justo para vos perdoar e vos purificar de toda injustiça." 1 João 1.9

A forma como voçê decide que fará a sua confissão a Deus é individual, Deus requer de nós sinceridade e inteireza de coração, a pecados que devem ser confessados a Deus e a pecados que devem ser confessados aos homens ou a superiores espirituais, no exemplo acima eu citei um padre, mas poderia ser um pastor por exemplo. Imagine que voçê está em uma igreja e está atormentado ou se sentindo acusado por um pecado e sente a necessidade de confessá-lo a Deus, faz a sua oração silenciosa pedindo perdão, mas mesmo depois disso ainda se sente mal e sente a necessidade de procurar ajuda do seu líder espiritual, depois de uma conversa aberta com o mesmo onde voçê humildemente confessa-lhe a sua imperfeição e o seu pecado voçê recebe ajuda e sai dali leve, sem peso, seria isso incorreto? De maneira alguma ,visto que o pecado seria se voçê permanecesse na dúvida e se sentindo acusado, ou mesmo com sentimento de ser um hipócrita por fazer coisas ocultas aos homens e confessá-las somente a Deus. A confissão de pecados seria então se despir da hipocrisia, quanto mais a vontade diante das pessoas voçê se sente para falar das suas imperfeições e se arrepender das mesmas, mas perto está de Deus, veja o caso de Pedro que falava e testemunhava abertamente ter negado a Jesus, nem por isso Jesus deixou de escolhê-lo. Agora o que deve se levar em conta é que a Confissão só têm fundamento se acompanhada de sincero arrependimento e mudança de comportamento e direção. Do que adianta por exemplo voçê ir ao Padre ou até mesmo ao Pastor confessar um erro, dizer-se arrependido e no outro dia voltar a praticar aquilo ? Voçê por exemplo rouba, adultera, mente, prejudica as pessoas, é injusto, sente remorso, vai ao líder espiritual para libertar a sua consciência de acusação e receber o perdão de Deus , faz orações e no dia seguinte volta a adulterar, mentir, prejudicar pessoas, continua sendo injusto, teria sentido suas orações sem a mudança de comportamento? De maneira alguma, Deus nos perdoa quantas vezes forem precisas, o seu perdão é infinito e ilimitado, porém o nosso arrependimento só vale se acompanhado de mudança de atitude. Todos os dias temos pecado, confessá-los a Deus é essencial a nossa salvação, confessá-los aos homens se realmente tivermos necessidade é humildade, buscar ajuda é humildade e só os humildes herdam o Reino dos Céus.
O Salmista Davi fala:
" Enquanto te ocultei o meu pecado, me envelheceram os ossos...Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." Pecados ocultos e não confessados só trazem malefício ao interior do homem.


Salmos 32:1-5 

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sobre a questão do Racismo.

Depois da Lei Áurea e dos 124 anos em que foi proclamada a libertação negra, surge uma pergunta , a raça negra deve ser tratada de uma forma diferente e especial ? Para algumas pessoas a dívida que temos com os negros ainda não está quitada, para outros neste 124 anos já foi fornecido aos mesmos condições de igualdade, de capacitação, integração e oportunidade social. São criadas leis que tratam a população negra de uma forma especial,  são leis que separam porcentagens em escolas, concursos, orgãos, destinados a população negra. Neste aspecto fica a pergunta, deve a população negra ser tratada como deficiente? 
Na minha opnião o negro é um ser tão capaz quanto outro qualquer, não deve por isso ser tratado nem com preconceito e nem em condições especiais, pois não é deficiente, separar porcentagens para pessoas devido a sua cor de pele é tratá-las como incapazes, de alguma forma débeis,ou mesmo deficientes em alguma área, negros não têm KI menos favorecido, se submetidos ao mesmo tratamento e dada a mesma oportunidade podem alcançar o mesmo resultado. Achar que ao concorrer com um branco, um negro não têm chance é no mínimo preconceito, um preconceito que permaneçe, esse sim deve ser abolido, não sou a favor que os negros sejam tratados como uma população débil e deficiente, acho que devem ser tratados como pessoas "normais" pois é isso que são, pessoas normais e capazes, capazes de se desenvolver em um ambiente de concorrência, de se sobressair sobre os demais, tratá-los como deficientes impede o desenvolvimento e o progresso dos mesmos, isso é impor aos mesmos a condição que são diferentes, acho que o princípio de se acabar com o racismo e o preconceito é de se tratar o negro como um ser capaz, a cura das marcas do passado e das feridas provocadas na raça  não podem estagná-los para sempre. Aquilo que aparentemente os ajuda, está muito mais a prejudicá-los. Surgem questionamentos, o negro mora em favela e têm os piores empregos, etc.  Os brancos, pardos, amarelos, também não estão em favelas ? também  não possuem os piores empregos? A conclusão final se resume nisso: "Negro não é deficiente".  

terça-feira, 10 de abril de 2012

Eduardo e Mônica, modelo de fracasso no casamento.

 Pela letra da música tudo nos leva a crer que esse é o modelo perfeito de relacionamento, a história de um casal bem diferente e que deu certo...Há quem acredite na idéia de que um casal diferente sempre dá certo e que os opostos ou extremos se atraem, eu desde já expresso a minha opnião sobre isso, e não concordo. Quanto mais diferenças existem entre um casal mais fadado ao fracasso é o relacionamento, a história de Eduardo e Mônica é uma entre milhões de excessões em que casais diferentes dão certo, e isso sem contar que são personagens fictícios, criados pelo autor da música. Na vida real não funciona assim, essa idéia de diferenças sobrevive ao período da "paixão" ou seja , ao período em que ambos se encontram e se encantam até pelos defeitos do outro, acabado esse período pois ao contrário do amor, a paixão não dura para sempre , surge então a realidade e a incompatibilidade de se viver muitas vezes com "diferenças gritantes", e não me refiro a diferenças de gosto,como alimentação, estilo musical, estas podem ser diferentes, mas a outros tipos de diferenças.Um homem ou mulher por exemplo que é trabalhador(a), esforçado(a), possui um nível cultural elevado, é responsável, fiel etc... dificilmente conseguirá conviver com o oposto, poderá até suportar por um tempo ou tentar mudar o parceiro(a), mas se as diferenças continuam  a tendência é torna-se- insuportável a convivência. Muitas pessoas no auge da paixão não olham para esses detalhes fundamentais , tomando atitudes e escolhas que mais tarde os levará a frustação sentimental, a separação ou ao arrependimento. Detalhes básicos a se olhar na pessoa escolhida passam a ser sem importância quando se está apaixonado, questões como maturidade, espiritualidade, responsabilidade, carácter, compatibilidade, deixam de ser importantes e passam a ser meros detalhes, enquanto na verdade são a parte principal e fundamental a serem analisadas pelo parceiro(a). Escolher com a razão, ao invés da emoção é o segredo para um relacionamento feliz e duradouro, analisar o interior aliado com o exterior é fundamental, e quando eu falo em analisar o exterior não digo escolher um biotipo físico perfeito, mas alguém que para si seja agradável ou apresentável, afinal quando voçê casa com alguém, não casa somente com o interior, casa com um conjunto, um todo, uma pessoa completa, é preciso se sentir bem, feliz , a vontade em todos os sentidos, afinal voçê não quer estar com alguém que seja legal, mas que voçê tenha vergonha de apresentar para amigos ou sair na rua, falar que só o interior seria suficiente seria hipocrisia da minha parte.
Não se deixar levar pela solidão ou pela ansiedade por estar sozinho(a) se envolvendo em relacionamentos com o primeiro(a) que apareçer, isso é inteligência, inteligência não é somente estudar livros, matérias etc... inteligência é cuidar de si, saber escolher, não ser guiado simplesmente por emoções e sentimentos, é fazer escolhas com consciência  e  razão.