quarta-feira, 4 de maio de 2011

Comida e Bebida.

"Porque o reino dos céus não é comida e nem bebida, mas justiça. e paz, e alegria no Espírito Santo...
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo."


Mas o que há de errado em beber vinho e cerveja?

Em beber uma taça de vinho nas refeições, uma lata de cerveja no almoço, não há nada errado visto que o vinho é o acompanhamento de muitos pratos e a cevada ajuda na digestão.
Oque está errado é a bebedice ( hábito de se embriagar) e a glutonaria ( Comer em excesso do que realmente o seu corpo precisa), pois os praticantes destas coisas não herdarão o reino de Deus. Veja que beber uma taça de vinho é diferente de "bebedice", e tomar uma lata de cerveja é diferente de "Embriagar-se". E comer é diferente de glutonaria.

E o que há de errado em  ser um cristão que bebe?

O que há de errado se a bíblia fala:

"O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."

O erro não está em comer ou beber está no comer e beber com escândalo. Está na bebedice e na glutonaria. O erro está em escandalizar os pequeninos e levá-los a praticar as mesmas coisas sem os mesmos terem equilíbrio simplesmente inspirados no seu exemplo. O erro está em não se preocupar com os débeis.


"Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça."

 
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado.

Agora veja a explicação do próprio Senhor Jesus para a frase: "O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem."
"E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.

 
Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?

Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?

Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.



Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem. "
Porque o comer sem lavar as mãos não é pecado ( e sim falta de higiene) e Jesus já deixou isso claro, mas ele não deixou claro que bebedice e glutonaria não são pecados muito pelo contrário, deixou foi escrito como obras da carne.

Veja que em momento nenhum Jesus contradiz o que Paulo fala a respeito da comida e da bebida, porque o mesmo espírito que habita em Paulo habita em Jesus. "O Espírito Santo".
Jesus se refere a comer sem lavar as mãos e não a glutonaria e a bebedice.

E daí se eu escandalizo?

"Mas, qualquer que escandalizar um destes pequeninos, que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano"( Matheus 18.15-17).
Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!"




Nenhum comentário:

Postar um comentário