quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sobre a Confissão de Pecados.

-Seria correto se confessar com padres?
Responderei a esta pergunta a luz da Bíblia, veja o que a bíblia fala:

" Se confessares os vossos pecados ele é fiel e justo para vos perdoar e vos purificar de toda injustiça." 1 João 1.9

A forma como voçê decide que fará a sua confissão a Deus é individual, Deus requer de nós sinceridade e inteireza de coração, a pecados que devem ser confessados a Deus e a pecados que devem ser confessados aos homens ou a superiores espirituais, no exemplo acima eu citei um padre, mas poderia ser um pastor por exemplo. Imagine que voçê está em uma igreja e está atormentado ou se sentindo acusado por um pecado e sente a necessidade de confessá-lo a Deus, faz a sua oração silenciosa pedindo perdão, mas mesmo depois disso ainda se sente mal e sente a necessidade de procurar ajuda do seu líder espiritual, depois de uma conversa aberta com o mesmo onde voçê humildemente confessa-lhe a sua imperfeição e o seu pecado voçê recebe ajuda e sai dali leve, sem peso, seria isso incorreto? De maneira alguma ,visto que o pecado seria se voçê permanecesse na dúvida e se sentindo acusado, ou mesmo com sentimento de ser um hipócrita por fazer coisas ocultas aos homens e confessá-las somente a Deus. A confissão de pecados seria então se despir da hipocrisia, quanto mais a vontade diante das pessoas voçê se sente para falar das suas imperfeições e se arrepender das mesmas, mas perto está de Deus, veja o caso de Pedro que falava e testemunhava abertamente ter negado a Jesus, nem por isso Jesus deixou de escolhê-lo. Agora o que deve se levar em conta é que a Confissão só têm fundamento se acompanhada de sincero arrependimento e mudança de comportamento e direção. Do que adianta por exemplo voçê ir ao Padre ou até mesmo ao Pastor confessar um erro, dizer-se arrependido e no outro dia voltar a praticar aquilo ? Voçê por exemplo rouba, adultera, mente, prejudica as pessoas, é injusto, sente remorso, vai ao líder espiritual para libertar a sua consciência de acusação e receber o perdão de Deus , faz orações e no dia seguinte volta a adulterar, mentir, prejudicar pessoas, continua sendo injusto, teria sentido suas orações sem a mudança de comportamento? De maneira alguma, Deus nos perdoa quantas vezes forem precisas, o seu perdão é infinito e ilimitado, porém o nosso arrependimento só vale se acompanhado de mudança de atitude. Todos os dias temos pecado, confessá-los a Deus é essencial a nossa salvação, confessá-los aos homens se realmente tivermos necessidade é humildade, buscar ajuda é humildade e só os humildes herdam o Reino dos Céus.
O Salmista Davi fala:
" Enquanto te ocultei o meu pecado, me envelheceram os ossos...Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." Pecados ocultos e não confessados só trazem malefício ao interior do homem.


Salmos 32:1-5 

Um comentário:

  1. ELAINE DA SILVA MASCARENHAS16 de maio de 2012 às 12:48

    É ISSO AÍ MULHER DE DEUS................ARREBENTA..............AMEI O COMENTÁRIO.............QUE DEUS TE ABENÇOE ABUNDANTEMENTE EM CRISTO JESUS..............

    ResponderExcluir