sábado, 15 de outubro de 2011

Pais Separados I

A primeira coisa que os pais separados devem eliminar da sua vida são as mágoas de um para com o outro se desejam ter sucesso na educação dos filhos.Dentre os problemas mais comuns estão a transmissão de sentimentos negativos ou da imagem negativa de um dos conjugues a criança. Geralmente quando fica mágoas entre o casal eles provavelmente vão passar isso a criança, reclamar, falar mal do pai ou mãe e do que ele fez de ruim para que o casal se separasse, contar a criança as supostas maldades do pai ou mãe deve ser evitado a todo custo, isso vai implicar muito no respeito que a criança terá com o pai ou mãe ou seja os seus problemas com o seu -ex devem ficar entre vocês.


O Respeito as regras estabelecidas por cada um também é fundamental na educação de filhos separados e principalmente o respeito e a manutenção das regras estabelecidas pelo pai com quem a criança passa a maior parte do tempo. Por exemplo, se a criança passa 5 dias da semana com a mãe e dois ou um com o pai, as regras do que passa a maior parte do tempo com a criança devem sempre ser levadas em conta.


O maior desafio dos pais separados é "possuir filhos equilibrados",os pais separados devem vencer a ideia de que não conseguirão ter sucesso na educação dos filhos. Todos nós sabemos que a base da educação é a "família" e por isso muitos pais separados quando se separam, se deixam vencer pelos medos e pensamentos de que sempre faltará algo para os filhos. Realmente uma família estruturada é a base para se ter filhos ajustados, mas a falta desta família por muitos fatores não impossibilita os pais de educarem de uma forma equilibrada e saudável aos seus filhos.


                                       Padrastos e Madrastas:

Outro fator que influencia muito são os "novos pais escolhidos". Para que esse pai a + e essa mãe a + passe a interferir na educação da criança é necessário haver uma aceitação da parte da criança e da parte dos pais legítimos. A criança conhece o pai e a mãe e é muito natural em alguns casos quando surgem pais a mais o estranhamento e a rejeição da criança pois no fundo ela sempre quer e sonha que os pais que ela tanto ama fiquem juntos, esse sentimento de "Família" está mais presente nas crianças e adolescentes que nos próprios pais. 
Separações por mais que sejam bem trabalhadas e explicadas sempre causam efeitos nos filhos.

Há de se tomar um cuidado imenso no que diz respeito a crianças que moram com padrastos e madrastas quando os mesmos têm outros filhos dos dois, pois a criança filha de pais separados deve ser tratada igualmente pelo padrasto ou madrasta , se a criança filha(o) de pais separados sentir diferença no tratamento e educação isso gerará nela distúrbios como sentimento de inferioridade, exclusão, falta de amor, se sentirá rejeitada ou menos amada, e poderá ou não expressar isso através de palavras e atitudes. 


O padastro ou madrasta  mesmo que não possua filhos deverá estar consciente de que ao casar automaticamente se torna mãe ou pai mesmo se não tiver filhos e deve saber que terá as mesmas responsabilidades de um pai ou de uma mãe em relação a criança. Deverá por tanto dedicar o mesmo amor que o pai ou mãe verdadeiro dariam a criança, a escolha de um novo pai ou mãe para a criança é de inteira responsabilidade dos pais verdadeiros, há casos de mães e pais tão cautelosos em relação a essas escolhas que preferem até mesmos ficar sozinhos, "mãe solteiras" por não encontrarem e confiarem em alguém que possa aos olhos delas(es) ocupar essa posição tão importante na vida das crianças.


 Há outros pais descuidados que permitem qualquer pessoa entrar em suas vidas como se ainda fossem sozinhos e sem filhos, agindo assim deixam que haja uma influência completamente negativa na educação de seus filhos.Há os casos de boas escolhas e também os casos de madrastas e padrastos mais amados pela criança do que os próprios pais.
Sabendo disto uma das partes mais importantes  na educação do seu filho(a) é a escolha da pessoa que ocupará a posição de mãe ou pai ao seu lado... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário