quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PROJETOS SOCIAIS DE CRIVELLA

PROJETOS SOCIAIS:

PROJETO NORDESTE:

A união da fazenda com a indústria no meio do sertão.
Para atingir seus objetivos, o Projeto Nordeste estabeleceu sua base inicial no Município de Irecê, em pleno sertão da Bahia. Lá, adquiriu uma propriedade com uma área aproximada de 450 hectares, que recebeu o nome de Fazenda Nova Canaã, sendo a primeira de uma série de fazendas que farão parte do Projeto.
Essas fazendas, inspiradas nos moldes dos kibutzs israelenses, são basicamente agro-indústrias, administradas e desenvolvidas por profissionais voluntários, com a reaplicação total dos lucros.
Além disso, em cada uma delas se estabelece uma área social, oferecendo amplos benefícios à população carente, especialmente crianças, além de um departamento técnico, com biblioteca, laboratórios, salas de conferência e demais facilidades necessárias ao completo estudo de uma solução específica para a região, com projetos econômicos que insiram o maior número possível de parceiros.

OBJETIVO DO PROJETO:
Apresentar soluções regionais para as principais causas do subdesenvolvimento da região semi-árida do Nordeste:
1- Falta de Recursos Hídricos

2-Carência Tecnológica
3-Falta de condições de Armazenamento e comercialização da produção
4- Falta de assistência básica nas áreas de saúde e educação para as populações mais pobres, especialmente crianças na fase pré-escolar .Com a compra da Fazenda Canaã e a aquisição dos primeiros equipamentos, começou a ser construída uma verdadeira cidade, que abriga uma escola agrícola e uma convencional, o Centro Educacional Betel, atendendo inicialmente a 200 crianças carentes, entre 3 e 6 anos, das 07:00 às 16:00h, com alimentação, transporte, uniforme e assistência médico-odontológica.
Atualmente, as crianças que ainda não atingiram a idade do ensino fundamental (sete anos) são as mais prejudicadas. Na região, as escolas públicas existentes para a educação infantil não suprem a necessidade da população. Essas crianças, normalmente, ficam em casa, ajudando seus pais nas tarefas diárias, ao invés de estarem na escola.
Tardiamente,ao atingirem a idade dos 7 anos, são encaminhadas às escolas públicas, iniciando a 1ª série do 1º grau, fase essa em que suas deficiências e carências são então detectadas e, quando possível, supridas. Muitas dessas crianças chegam à 3ª série ainda com dificuldades de ler e escrever.
CENTRO EDUCACIONAL BETEL:
Com a compra da Fazenda Canaã e a aquisição dos primeiros equipamentos, começou a ser construída uma verdadeira cidade, que abriga uma escola agrícola e uma convencional, o Centro Educacional Betel, atendendo inicialmente a 200 crianças carentes, entre 3 e 6 anos, das 07:00 às 16:00h, com alimentação, transporte, uniforme e assistência médico-odontológica.
A Fazenda também terá creche, clínica médica, pousada, igreja, restaurante comunitário, área de lazer e esportes, além de uma vila residencial, com 30 casas.
PROGAMA PLURIANUAL DE PLANTIO :
Para os campos agrícolas, um cuidadoso estudo podológico foi realizado por técnicos de Israel e do Brasil, bem como uma avaliação dos recursos hídricos do subsolo. Assim, surgiu um programa plurianual de plantio e o estudo de viabilidade técnica e econômica para a instalação de uma agroindústria, a qual se encontra em plena fase de desenvolvimento.

PROJETO CIMENTO SOCIAL
O projeto Cimento Social têm por objetivo ajudar as famílias das comunidades de baixa renda a concluir ou construir suas casas com estabilidade estrutural e condições sanitárias visando uma melhor habitabilidade.O nome Cimento Social traz implícito o conceito de Promover a união da Comunidade em torno de um mesmo objetivo,desde a formulatação do projeto até a execução da obra.O projeto visa também a participação posterior da comunidade na conservação das melhorias executadas,gerando um sentimento de bem estar que propiciará uma melhora na qualidade de vida dos moradores.
-Como surgiu o projeto “Cimento Social”, e como será seu desenvolvimento nos próximos anos?
Senador Crivella: Acho que todo brasileiro se pergunta: se temos no País em abundância calcário e argila que é a matéria prima para todo tipo de cimentos, madeira de excelente qualidade, parque siderúrgico portanto arames, vergalhões, pregos, chapas de aço etc, parque petroquímico portanto plásticos, borrachas, tintas e vernizes, se temos mão de obra jovem e abundante esperando ser treinada e empregada com a ansiedade de um vigia que aguarda a alvorada, por que o nosso povo ainda mora em barracos? Por que nossas crianças crescem entre ratos com estigma de inferioridade? Isso é inaceitável! Isso é uma afronta a nossa dignidade cívica! O cimento social é um projeto que une as pessoas que querem mudar essa realidade. São engenheiros, arquitetos, operários unidos para mostrar que dá prá fazer com custo pequeno e em apenas três dias casas adequadas para uma família morar com dignidade. Já reformamos e construimos dezenas de unidades e consegui alocar no orçamento da união 7 milhões para as obras do Morro Santa Marta e 10 milhões para o Morro da Providencia com objetivo de transformar barracos em casas bonitas, seguras e confortáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário