sexta-feira, 25 de março de 2011

Bullying e Assédio Moral

O que é o Bullying?-  é um termo em inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.
E o Assédio Moral?-  é a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.



São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.
Onde podemos encontrar esse tipo de comportamento?
Nas escolas, Nas empresas, Nas Igrejas e Instituições. 

Porque Algumas pessoas praticam o Bullying e Assédio Moral?


1) Por terem sido vítimas de Bullying também.
2) Por serem obrigados por superiores em caso do Assédio Moral, ameaçados de perder seus empregos ou cargos.
3) Por medo de perderem seus cargos em casos que um indivíduo mais competente entra na empresa.
4) Por Inveja.
5) Pela falta de Conhecimento da Lei.
6) Por ser um ataque psicológico, para causar desconforto na vítima e levá-la a pedir demissão. 
7) Para desestabilizar a vítima emocionalmente e cometer um crime sem ser punido e notado.
8) Para tentar impor sua autoridade e opniões por meio do constrangimento e do medo.
9) Por se sentirem ameaçados pela vítima ou por suas opniões e pensamentos de alguma maneira.
10) Por Maldade.
11) Pela vítima ser indefesa.
12) Por que não suportar pessoas diferentes( discriminação).
13) Por uma pessoa se destacar, e não saber conviver com o crescimento alheio.
14) Por ter uma Índole agressiva.
15) Para desacreditar a vítima perante superiores , pessoas e opinião pública, no caso do assédio moral  e etc...


Tipos de Bullyng e Assédio Moral:


Do Isolamento: Consiste em isolar a vítima das atividades, de não passar para ela o material de trabalho necessário para que a mesma não realize suas funções com eficácia, consiste em deixar a pessoa de fora dos trabalhos mesmo ela sendo uma das pessoas mais competentes.,de não avisa-la de atividades e reuniões.


Das Funções desagradáveis- Consiste em colocar a vítima em funções inferiores a sua capacidade e que não são de seu agrado para obrigá-la a pedir demissão. Consiste em colocar a vítima num cargo em que ela também não possui capacidade a fim de que não produza e seja mandada embora. Consiste em mudar a vítima de setor e colocá-la numa função que não é do seu agrado.


Do Constrangimento Público- Consiste em desacreditar a vítima e seu trabalho publicamente, chamar a atenção do funcionário na frente das pessoas, diminuir a pessoa perante os outros, expor os defeitos do funcionário perante os demais. 


Das Ameaças- Consiste em ameaçar frequentemente o funcionário de mandá-lo embora, em caso de gravidez consiste em ameaças de perda de emprego para futuras pessoas que pretendem engravidar, consiste ainda em ameaças de substituição visando a produção do funcionário. Provoca no trabalhador um clima de trabalho tenso e inseguro. 


Das Injustiças- Consiste em colocar na vítima a culpa de erros cometidos na empresa que não foram feitos ou cometidos pelo mesmo. Geralmente é praticado por um grupo ou conjunto onde todos confirmam a mentira, a fim de que a outra pessoa seja punida sem merecer, se sinta magoada e constrangida e peça contas.


Do Boca Fechada- Consiste em retirar a pessoa de uma função em que ela possa se expressar e comunicar suas Ídeias e colocá-la em outra função em que não possa se expressar. É muito usada por superiores invejosos que não gostam que funcionários se destaquem mais que eles em suas idéias. Com medo da perda de cargo e função.


Do Depreciamento- Consiste em ofender o funcionário com xingos, palavras depreciativas, divulgamento da sua vida pessoal a fim de causar vergonha e humilhação no mesmo.


Do Conflito- Consiste em colocar a pessoa constantemente em situação de conflito com os seus superiores e colegas de trabalho para tentar passar a imagem que a vítima é uma pessoa difícil de se lhe dar. Consiste em tentar passar uma imagem de Rebelde e desobediente da pessoa.


Da agressão Física- Consiste em agredir a vítima no caso do Bullying ou ameaça-la de agressões física.


Da Má Opnião- Consiste quando um superior dá má opnião sobre um funcionário para influenciar os demais a terem a mesma opnião sobre o mesmo e desacreditá-lo perante os outros colegas de trabalho, geralmente essa opinião é mentirosa.


Meios de Prevenção e quando procurar ajuda da  justiça:


Por se tratarem de serem agressões pisicológicas na sua maioria, pode ser que seja difícil comprová-las judicialmente principalmente em se tratando de "Assédio de Grupo", nesses casos o meio mais eficaz de provar o assédio é através de gravações. Pode-se também contar com a ajuda de outros funcionários que não praticam ou não concordam com o assédio  e Bullyng e levá-los como testemunhas das agressões sofridas. A lei hoje trata como crime o assédio Moral se comprovado judicialmente, e dependendo do tipo de Bullyng ou Assédio resulta em outros e vários tipos de processos, o assédio Moral em si não leva a prisão mas os outros processos sim, no assédio o agressor é obrigado por lei a indenizar a vítima e fica impossibilitado de demiti-la. No caso de trabalhos Voluntários e Escolas o agressor é obrigado a indenizar a vítima e responder como pessoa física e não jurídica aos demais processos. Se você é vítima de Assédio Moral ou  Bullyng e não tem como provar procure a ajuda da Polícia (em caso de agressões físicas e verbais), do ministério do trabalho e de advogados em caso de agressões pisicológicas, eles certamente ajudarão você nos meios de comprovação do crime. Em caso de Escolas procure a Coordenadoria e diretoria da Instituição e comunique o caso.  Seja você vítima ou presencie algum caso de Bullyng e assédio não se cale, Denuncie. A próxima vítima pode ser você ou o seu filho.















Nenhum comentário:

Postar um comentário