terça-feira, 20 de outubro de 2015

Diário de uma Pedra Lapidada: As coisas e os lugares humildes.

Nasci no Rio porém cresci em um estado onde não havia muita perspectiva de vida e de crescimento, a cultura era a do crescimeno por meio da Educação, que na minha infância só era de qualidade nas  escolas particulares e raramente em algumas escolas da prefeitura. Na  minha infância o Piauí era o Estado mais pobre da Federação. Sou do tempo em que o Piaúi nem aparecia no mapa em algumas divulgações e na previsão do tempo de alguns jornais, o que causava revolta nos piauienses. Hoje porém a realidade é outra, pois o Estado subiu algumas posições em relação a outros estados brasileiros e já apresenta um índice de desenvolvimento bem melhor.

Vejo que a minha vida tem tudo haver com os propósitos e escolhas de Deus, Ele escolheu o Estado mais pobre da federação para que eu pudesse crescer, justamente o estado que nem aparecia no mapa.  Deus tem escolhas humildes para vida dos seus eleitos, foi assim com Jesus: 

"E tu Belém Efrata,  de maneira nenhuma é  a menor das cidades pois de ti sairá o meu guia que apascentará o meu povo, Israel." Matheus 2.6 

Belém, a menor das cidades também era a cidade do Rei Davi:
"José também subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, para a Judéia, a cidade de Davi,chamada Belém, por ser ele da casa e família de Davi." Lucas 2.4

Jesus nasceu em uma manjedoura e não em um palácio, mesmo sendo rei, e isso porque Deus queria dar exemplo de humildade no nascimento do seu filho. 
Crescer em uma casa humilde feita de barro e em um estado pobre foi a escolha certa de Deus para que depois pudesse glorificar o seu nome na minha vida.

Veja que Deus escolhe as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes; e escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.  Esta é a vocação dos santos.

Dificilmente alguém que sabe de sua origem humilde e que foi levantado(a) por Deus deixará de dar a glória devida a Ele. 
Deus continua o mesmo de sempre, nas suas escolhas não dá preferência aos de nobre nascimento, nem a poderosos, nem a sábios segundo a carne  mas escolhe segundo critérios contrários aos existentes no mundo.
E este é o verdadeiro ensino segundo o Espírito Santo.

Vejo Deus falar pela minha vida, assim como  vejo ele falar muitas vezes pela vida dos profetas que existiram no passado.
Como Deus é sábio, como ele reduz a sabedoria deste mundo a nada. Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
Sei que Deus age assim para que a nossa fé não venha se apoiar em sabedoria humana e sim no ensino de Deus.

As coisas e os lugares humildes escolhidos por Deus na minha vida não configuram motivo de tristeza mas sim de alegria, alegria em saber que a palavra dele se cumpriu na minha vida. A certeza da minha vocação, a certeza da escolha de Deus. A alegria de me encaixar perfeitamente na descrição dos escolhidos, não há alegria maior que esta. Não há alegria maior do que ver o cuidado, a  escolha, o preparo e a condução que Deus deu para minha vida.









Nenhum comentário:

Postar um comentário