domingo, 17 de abril de 2011

Precipitação: O sogro de Sansão.

A precipitação têm sido muito comum entre as pessoas, mas o que as pessoas ás vezes ignoram são as consequências da precipitação, tirar conclusões precipitadas e tomar atitudes em cima daquela conclusão podem muitas vezes gerar consequências terríveis e porque não dizer irreversíveis. 
Tomar atitudes em cima do "eu acho" ou "eu pensei" sem ter certeza dos fatos têm levado muitas pessoas a perderem, perderem oportunidades, amizades, relacionamentos, negócios, paz, reputação e as vezes até a  própria vida.


 Podemos analisar o caso de Sansão que após ter uma briga  com a mulher foi para a casa dos pais, naquele momento o que Sansão realmente queria  era esfriar a cabeça pois estava ferido por ter contado um segredo a esposa e esta o ter traído revelando o segredo aos seus inimigos, certamente depois de muito pensar, Sansão chegou a conclusão que a sua esposa estava sobre pressão psicológica e sobre ameaças dos seus inimigos e por isso agiu daquela maneira, resolveu então voltar e perdoá-la, mas o que para Sansão era só uma briga, não foi interpretado pelo seu sogro da mesma maneira, Veja:


E a mulher de Sansão foi dada ao seu companheiro que antes o acompanhava.(Juízes 14.20)

E aconteceu, depois de alguns dias, que, na sega do trigo, Sansão visitou a sua mulher, com um cabrito, e disse: Entrarei na câmara de minha mulher. Porém o pai dela não o deixou entrar.
E disse-lhe seu pai: Por certo pensava eu que de todo a desprezavas; de sorte que a dei ao teu companheiro; porém não é sua irmã mais nova, mais formosa do que ela? Toma-a, pois, em seu lugar. (Juízes 15.1-2).
O sogro de Sansão havia dado sua mulher a outro homem por chegar a uma conclusão precipitada, tentou concertar os fatos mas os mesmos não tinham como ser remediados, e essa mesma conclusão o fez despertar a ira de Sansão de modo que ele incendiou todas as plantações dos filisteus:
E foi Sansão, e pegou trezentas raposas; e, tomando tochas, as virou cauda a cauda, e lhes pôs uma tocha no meio de cada duas caudas.
E chegou fogo às tochas, e largou-as na seara dos filisteus; e assim abrasou os molhos com a sega do trigo, e as vinhas e os olivais.(Juízes15.4-5)

Não bastasse perder todos os seus bens por causa de uma precipitação o sogro de Sansão ainda perdeu a vida e a de sua família:
Então perguntaram os filisteus: Quem fez isto? E responderam: Sansão, o genro do timnita, porque lhe tomou a sua mulher, e a deu a seu companheiro. Então subiram os filisteus, e queimaram a fogo a ela e a seu pai.(Juízes 15.6).
Podemos então ver a gravidade do "tirar conclusões precipitadas" na vida do sogro de Sansão, e trazendo para os dias atuais quantas pessoas não têm incendiado as suas vidas da mesma maneira, e quantas pessoas não têm perdido tudo que têm por causa de uma precipitação, um entendimento ou um pensamento errado. O livro de provérbios chama de  "tolo " a pessoa que age assim. Analisando o significado da palavra Tolo, vemos que tolo é :
*Que ou quem erra por falta de inteligência.
*Que não se sabe conduzir; que se deixa lograr.

*Sem juízo,Ingênuo, simplório, néscio,insensato...





Nenhum comentário:

Postar um comentário