segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Aprendendo com o CENTURIÃO.



A maioria das pessoas já ouviu a história da cura do empregado do centurião mas poucas são as pessoas que ao ler essa passagem analisaram cuidadosamente os versículos para extrair deles o máximo e aprender com ele.
 O Centurião que a bíblia fala era um homem muito rico e não fazia parte do povo de Deus, mesmo assim era bem conhecido pelos discípulos e pessoas da igreja por causa das obras que fazia, a bíblia fala que ele era um homem que ajudava o povo de Deus, ou seja era amigo das pessoas da igreja, chegando a ajudar na construção da Sinagoga, ele era tido por digno diante dos discípulos, pois apesar de não fazer parte do povo de Deus ele tinha carácter, era um homem bom, prestativo, se preocupava com seus funcionários, e principalmente ajuda na necessidade dos santos.
Ao ouvirem um pedido seu dirigido a Jesus , os discípulos logo chegaram a conclusão que ele era digno e merecia ser atendido devido as suas obras, analisando essa conclusão dos discípulos que as vezes é também a conclusão de muitas pessoas na igreja e até mesmo de alguns pastores em relação aos seus fiéis ao observarem os seus comportamentos que acham que merecem ser atendidas devido ao trabalho que realizam na igreja, as altas quantias doadas, por prestar assistência e serem dizimistas, vemos que para agradar a Deus e ser atendido é preciso muito mais que isso, o centurião poderia achar que por fazer tudo isso ele era digno da atenção e resposta de Jesus, mas pelo contrário ele sabia que mesmo fazendo tudo aquilo não pertencia ainda ao povo de Deus e isso porque ele sabia que não havia se entregado a Deus, no momento que ele pensou na santidade de Jesus a sua ficha caiu, ele viu o quanto ainda era indigno da sua presença  mesmo ele sendo um homem bom , ele reconheceu a sua condição de pecador e se achou indigno de merecer a presença de Jesus na sua casa, e observe que ninguém chegou a essa conclusão por ele, ele mesmo se julgou indgno, mesmo fazendo muitas obras na igreja se achou indgno, mesmo sendo um bom patrão, mesmo sendo um homem de carácter, mas o que ele viu naquele momento não foi o que ele fazia e sim quem ele era , e que não participava da mesma santidade de Jesus, além da humildade para reconhecer a sua condição ( de pecador indgno), nesse momento ele manifestou uma coisa que fez Jesus se admirar, uma fé pura reconhecendo a autoridade do Senhor Jesus, acreditou nele de forma total e nas palavras que saem da sua boca. Jesus não achou fé como aquela nem mesmo dentro da igreja.

Quantas não são as pessoas que se acham dignas de merecer as bençãos de Deus pelo que fazem, e não pelo que são e pela fé que há dentro delas. Saiba que você pode fazer muito mas se o que você faz não vêm acompanhado do que você é e principalmente de uma fé pura você ainda não é digno, até porque tudo aquilo que fazemos que não provém de fé é pecado, e somos justificados diante de Deus mediante a nossa fé e não por obras de justiça. Nos tornamos dignos quando temos fé e a agimos e reconhecemos diante de Deus a nossa real condição . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário