terça-feira, 13 de setembro de 2011

Para as mães que aceitam mais ajuda:

Nos próximos blogs estarei postando dicas para as mães e pais que querem ajuda na educação dos seus filhos seja ele de qualquer faixa etária, são dicas preciosas e que te ajudarão junto com a suas orações e comunhão com Deus, dicas simples e facéis de praticar que se levadas a sério podem ajudar ou mudar o comportamento do seu filho, muitas delas você já pode conhecer mais vale a pena relembrar:


* Nunca se vanglorie de feitos da criança na frente da mesma,  procure evitar "elogios demasiados" em público,há pais que acreditam que elogios ao filho em público e em meio a família serve de incentivo, mas os mesmos podem provocar em algumas crianças vaidade, orgulho e uma reação de superioridade em relação as demais crianças, o correto é elogiar moderadamente e a sós.

* Recompensá-los por feitos também é recomendável desde que esses feitos não estejam incluídos em suas obrigações e responsabilidades diárias. Recompensá-los sempre por coisas cotidianas e comuns vai levá-los a não valorizar as suas recompensas e também a só realizar essas atividades com recompensa, quando você recompensa os mesmos em "situações de destaque", "superação", e coisas extras que eles fizeram surtirá um efeito positivo.

*Ensinar as crianças que tudo têm um preço, você deve começar isso desde cedo a partir dos 2 aninhos, ao comprar qualquer coisa para criança por exemplo uma bala, deve-se dar o dinheiro, umas moedinhas ou o valor correspondente  na mão da criança para que a mesma entregue o dinheiro e fique claro que ouve uma troca, isso evitará a criança de fazer pequenos furtos, em caso de crianças maiores ao sair com você para uma lanchonete por exemplo você deve calcular um valor X e ao chegar no local entregar na mão da criança para que a mesma use naquele momento no que quiser comprar, isso ensinará a ela a economizar e a usar o dinheiro só com coisas nescessárias , quando ela acabar o valor X você não deve repor ou dar mais dinheiro, na próxima vez que ela for para lanchonete vai controlar melhor o dinheiro pois saberá que deve ser usado bem e que você não irá repor, no caso de adolescentes a mesma dica funciona para as mesadas, desde que os pais ao terminarem a mesada não deêm mais dinheiro ao filho, caso contrário o adolescente vai se tornar desperdiçador e não vai aprender a usar bem o seu dinheiro. Obs: Cada vez que você entregar um Valor ao seu filho lembrá-lo de tirar o dízimo, e se for pequeno ajúdá-lo na troca do dinheiro ou dar trocado para que o mesmo saiba que deve ser fiel a Deus, isso não é um papel somente das educadoras, ao dar um dinheiro ao seu filho dê sempre um valor que ao tirar o dízimo não fará falta a criança para comprar o que precisa.

*Ao dar a mesada deixar claro que é uma ajuda de custo por ele(a) ser "estudante" e não trabalhar ainda, mas que a partir do momento que deixa de estudar perderá a mesada pois é como "uma bolsa de estudo", se você não se esforça e não tira boas notas acabará perdendo.Toda vez que for pagar a mesada a criança olhar o boletim escolar e ver as notas, muitas notas baixas devem resultar na perda da mesada naquele mês, isso fará com que a criança leve a sério seus estudos e quando crescer não perca oportunidades como bolsas de estudo em faculdades. Trocar o nome "mesada" por "Bolsa de Estudo" na hora de falar com a criança ou adolescente.


*Prefira dar outros incentivos ao dinheiro para as crianças e adolescentes que ajudam nos trabalhos domésticos,dê nesses casos as coisas que eles precisam mas ao entregar, entregue como presentes, isso evitará que tenha mais gastos com os mesmos. Por exemplo ele ajudando ou não vai precisar usar um tênis, neste caso se ele ajuda dê o que ele precisa fazendo ele achar que é um "presente por ter ajudado".


* Evite a companhia de colegas incovenientes e mais velhos, uma criança de 5 anos deve brincar com crianças da mesma faixa etária, se brinca com crianças de 10 anos poderá apreender coisas que não deve. No caso de adolescentes é o contrário, é bom andarem em companhia de outros adolescentes e de adultos (de carácter) para esclarecerem dúvidas e amadurecerem.


*Não tenha dó de separar o seu filho de amizades inconvenientes, se você vê que têm como ajudar os amigos(as) do seu filho(a) faça isso, caso contrário encontre meios de separá-los nem que para isso tenha que mudar de escola ou trocar o número de telefone. Só que faça essas coisas sem falar para a criança e adolescente o objetivo da mudança, caso contrário poderá encontrar resistência por parte dos mesmos.OBS: Se você vê que o seu filho não é influenciável ,pode andar no meio de qualquer tipo de pessoas e não muda de comportamento não há essa necessidade de preocupação, mas se você vê perigo e mudanças para pior no seu filho depois que começou alguma amizade é melhor agir.

continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário