quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Até que ponto devo mimar o meu filho?

Ele(a) é filho(a) único(a), quero dar a ele tudo que eu não tive, eu só tenho ele(a) então eu mimo mesmo, faço suas vontades para não vê-lo chorar ou eu não suporto choro de criança, Faço tudo que ele quer porque ele é um bom filho e me dá alegria e etc...
Os motivos para alguns pais criarem filhos mimados são muitos, mas até que ponto isso é saudável? Ou em que pontos essa atitude se torna prejudicial.
 Mimar-Paparicar, agradar, acarinhar, fazer vontades...
Toda criança têm a necessidade de receber carinhos e demostrações de afeto dos seus pais,mas quando isso passa dos limites e se estende a também não impor limites e fazer todas as vontades da criança esse mimo passa a ser prejudicial.Quando a criança passa a perceber que os pais fazem todas as suas vontades se acostumam, é como se você deixasse claro a ela(e) quem é o SENHOR da casa.Os pais desde cedo devem mostrar a criança quem realmente conduz as decisões ou seja quem manda em quem, se o pai não corrige desde cedo algumas atitudes que aparecem nas crianças terá problemas futuros e não educará o filho  para um bom convívio na sociedade.


*Ganhar as coisas no grito- essa é uma atitude que deve ser corrigida na criança ainda na sua primeira infância. Logo quando nascem os bebês por não saberem falar têm o seu meio de comunicação eficaz "o choro", choram para conseguir o que desejam ou para sinalizar que há algo errado com eles e isso é absolutamente normal, mas quando os mesmos passam a crescer um pouco há uma necessidade por parte dos pais de ensinar a eles qual a forma correta de se conseguir as coisas que não deve ser através do choro e da chantagem.


*Deixar claro as crianças que nem sempre podemos ter o queremos e o porquê, ao dizer um NÃO sempre explique o porquê,  por exemplo o seu filho já têm um brinquedo em casa e sai com você para algum lugar e pede o mesmo brinquedo explicar para ele o porque de não comprar e não simplesmente dizer não, se você explica o motivo todas as vezes acalmará  a criança, outro exemplo é se você não têm dinheiro, deve falar o NÃO e deixar claro a criança que você não têm dinheiro ou em caso de alimentos que aquilo não faz bem a saúde dela, ex: Eu não vou te dar balas porque você foi ao dentista e está fazendo tratamento dentário,quando você explica a criança o motivo ela entende, da próxima vez quando alguém por exemplo oferecer balas a ela, ela vai recusar e dizer que não pode pois está cuidando dos dentes.
Erros a serem evitados: Quando a criança perguntar o porquê , nunca responda "PORQUE NÃO", fale o motivo verdadeiro.


* Em caso de "NÃOS" por punição a mesma coisa. Ex: Eu não vou te dar o bolo porquê você não fez a lição.


*Dar tudo que você não teve e pode dar ao seu filho não é mimar e sim oferecer a ele o melhor, só evite dar as coisas a ele sem o devido merecimento,  ensine a ele o que se deve fazer para conseguir as coisas "trabalho", "esforço", não é bom mesmo você tendo condições para isso dar as coisas ao seu filho de mão beijada, ensine desde cedo que ele têm que fazer por merecer para receber as coisas, ao dar presentes a ele também é uma boa opção explicar o porquê dele está recebendo aquilo. Ex: Eu comprei isso a você porque se destacou na escola.


*Não ceder a reações de choro e escândalo para evitar a vergonha em público, pelo contrário corrigir ele na frente de todas as pessoas presentes. Ex: O seu filho está no supermercado e pede algo, você disse NÃO e explicou o motivo, mesmo assim ele continua e reage com um ataque de histeria, você não deve ceder, mas repreende-lo imediatamente e se possível levá-lo a um lugar calmo para conversar, explique que se ele continuar da próxima vez não irá mais ao supermercado com você, e cumprir a promessa .Quando chegar a sua casa converse mais uma vez com ele, e da próxima vez que for ao supermercado deixe-o em casa explicando a ele o motivo.


*Acostumar a criança com tudo na mão sem o mínimo esforço também não é bom, mostre que para algumas coisas a criança deverá se mover, ensine a ela mesma arrumar sua cama e quarto mesmo tendo empregada, ensine a criança a se servir na mesa ao invés de colocar a comida no prato, ensine a ela mesma organizar o seu material escolar, ensine a guardar seus próprios brinquedos e a arrumar a sua própria bagunça.Isso evitará que ao crescer dependa e chame os outros para tudo.


* Se o seu filho é muito mimado poderá ter um relacionamento muito difícil com amigos e pessoas por querer  as coisas só do jeito dele e ainda poderá se tornar uma criança muito frágil que se ofende com tudo, do tipo que chora com uma simples palavra ou bronca da professora são os chamados "dengosos", e se crescem assim poderão levar isso para o trabalho não suportando nenhum tipo de repreensão ou crítica, são geralmente as pessoas que choram por tudo, até por um olhar mais frio.


*Nunca vá "tomar as dores do seu filho" em casos de repreensão na escola, busque saber o que realmente aconteceu e certifique-se de não se tratar de uma atitude de criança mimada. Caso constate que realmente ele mereceu um castigo ou uma bronca não fique do lado dele, mas junte-se ao supervisor ou professora na aplicação da correção.


Continua...

Um comentário:

  1. certíssimo estou montando um vlog sobre educação infantil se quiser participar

    ResponderExcluir