sexta-feira, 8 de abril de 2011

Egocentrismo x Autonegação.

Egocentrismo é o estado onde o seu Eu predomina, ou seja a sua "carne" prevalece, onde você e somente você é o seu próprio referencial e centro das atenções, é onde predomina o egoísmo e onde o que se sobressai são as suas próprias necessidades e idéias.


 Ao contrário da Autonegação que implica em negar-se a si mesmo, não deixando a vontade da carne prevalecer, é o estado onde o seu eu sai de cena, e você se submete as idéias de alguém muito superior a você, no nosso caso "Deus".
Na autonegacão você deixa de ser o seu próprio referencial, seus sentimentos deixam de ser egoístas e  como diz o ditado: "Você para de olhar para o seu próprio umbigo" e  "Você dá o seu braço a ceder".
.
Uma das características fundamentais para quem realmente deseja agradar a Deus é a Autonegação, é um ponto tão importante e fundamental que o próprio Senhor Jesus o citou como condição básica para entrada no Reino dos Céus:  


"... Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo,  tome a sua cruz, e siga-me." (Marcos 8.34)


Negar a mim mesmo? E a minha opnião? E tudo que eu acreditei até hoje? E as minhas idéias que sempre pareceram ser as melhores?


Sinto muito mais a Porta do Reino dos Céus é muito estreita não dá para passar com toda essa bagagem de Egocentrismo. 
Suas idéias podem  realmente parecer as melhores mas você tem que deixá-las , seu egoísmo esse nem pode pensar em levar, seu velho jeito de ser também não encontra espaço, realmente você tem que deixar tudo isso para trás.


A verdade é que para entrar no Reino de Deus você tem que se submeter.Se submeter a novas idéias, as de Deus. Se submeter a um novo estilo de vida, o de Deus, aqui no reino de Deus o que você acha ou pensa não vale nada, aqui o que prevalece é a vontade de Deus.


No reino de Deus só entram os submissos ou seja os servos. Os que obedeceram a Jesus e negaram-se a si mesmos. Não tem outro jeito ou você se nega ou você fica do lado de fora...



2 comentários:

  1. Agora termos nossas próprias opiniões e pensamentos é egoísmo? Autonegação, então, é exclusão da personalidade? Uau. Entre o regime de Deus e de Stálin, não estou vendo muita diferença.

    ResponderExcluir
  2. kkk é isso mesmo o que Deus espera de nós? não seria mais fácil ele tê-lo nos feito sem cérebro, sem sentimentos...?

    ResponderExcluir