quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Disciplina, a Correção e o Castigo.

A disciplina, a correção  e o castigo> Vendo esses nomes você pode achar que são sinônimos ou seja têm significados iguais mas na verdade não são. Cada um deles são meios de disciplinar a criança, e cada um deles têm diferentes formas de serem aplicados e surtem efeitos positivos ou negativos dependendo da forma que são aplicados. Vamos analisar cada um individualmente e por etapa: 

*A Disciplina: A disciplina engloba toda a vida da criança e deve estar presente todos os dias e sempre independentemente dela cometer erros ou não. Nela se incluem também a correção e o castigo que por sua vez não devem estar presentes todos os dias na vida da criança mas somente quando necessários. A disciplina é a maneira que a criança se comporta no dia a dia, incluindo seus horários, seus modos e sua educação. Chamamos de indisciplinado a criança que foge aos padrões da disciplina e isso se observa de acordo com o seu comportamento diário. A disciplina correta que deve ser aplicada as crianças exige horário e rotina, e em casos de adolescentes exige horário e necessidades. Crianças disciplinadas têm horários e rotinas definidas para todas as atividades diárias, desde horário de refeições, de tarefas escolares, de diversões, de dormir ou acordar ( têm horário para tudo). As rotinas devem ser aplicadas principalmente as crianças menores e bebês, fazer todos os dias as mesmas atividades, nos mesmos horários. Se você educa o seu filho desde pequeno com horários ou rotinas crescerá e se tornará um adulto também disciplinado, caso contrário crescerá e se tornará um adulto do tipo " só chega atrasado no trabalho", falta muito, dorme demais e come nas horas erradas.O cuidado na disciplina deve ser dobrado na fase escolar, não permitir que a criança falte na escola por qualquer motivo e por alegar " falsas dores e doenças", a não ser que se constate realmente que está sem condições de ir a escola é um dos passos fundamentais a serem observados pelos pais. A disciplina também engloba a educação ou os modos que o seu filho têm, todos os detalhes e modos do comportamento do seu filho devem ser observados cuidadosamente por você, modo que se comporta, que se dirige as pessoas, que faz suas refeições á mesa, se fala as palavrinhas essenciais: Por favor, obrigado, licença, aceita ou servido, bom dia e etc. Observar se o seu filho pede as coisas dos outros antes de usar ou comer também faz parte dos modos. Deve-se educar a criança a só pedir as coisas em ambiente familiar, deve-se esperar que a ofereçam (ensiná-las a não aceitar em caso de desconhecidos), caso contrário pedirá tudo a todos e a estranhos, e também a organizar coisas e brinquedos. Observado esses aspectos da disciplina vamos partir para os outros dois, a correção e o castigo.


* A correção: A correção no que diz respeito aos aspectos educacionais, modos e organizacionais deve ser aplicada na hora, não esperar para mais tarde ou o dia seguinte, e deve ser aplicada quantas vezes necessárias até a criança aprender, repetir mil vezes se for preciso e sem se aborrecer até a criança gravar.Deixar primeiro a criança cometer o erro para depois ensinar, por exemplo ela pega algo sem pedir você então vai até ela e fala : "Como se fala? " há sim, por favor...eu posso", ou espera ela receber um presente e caso ela não agradeça: "Como é que se fala?" "há sim, obrigado".Em casos extremos se a criança te pedir algo e não pedir por favor e não agradecer você não faz e fala para ela que só fará se usar as palavras corretas.Modos de alimentação e na mesa também devem ser corrigidos na hora ( a não ser na presença de estranhos para não constranger a criança).
As regras e os limites devem fazem parte do dia-a-dia das crianças e adolescentes pois sem regras não há correção. Quebrada uma das regras deve-se aplicar a correção, primeiro ouvir os motivos da criança, ver se são válidos para depois aplicar a correção. Na correção você deve deixar claro que reprova  as atitudes da criança ou adolescente( não ficar feliz e rindo para a criança) e falar para a mesma o porquê, " são as famosas broncas", que dependendo da intensidade e da gravidade do problema devem ser aplicadas de uma forma mais branda ou mais severa. Algumas "Broncas" são suficientes para algumas crianças chorarem ou mudarem de comportamento, mais elas só surtem efeitos se aplicadas somente em ocasiões de erros e quebra de regras, se você vive a dar broncas sempre e o dia inteiro na criança ela não fará efeito quando realmente precisar, outro motivo que pode levar as suas broncas a não surtirem efeito é se você não cumpre a sua palavra no que diz respeito a castigos e punições.
Outros tipos de correções: Depois das broncas se a criança não obedece você deve usar outros tipos de correções como :
 "perda de algo importante ( para crianças maiores e adolescentes) de uma diversão, sem TV, sem vídeo- game, sem mesada," sempre ao aplicar uma correção deste tipo explicar para criança o porquê. 

*Colocar a criança para pensar: (isso funciona mais com crianças menores), separar um canto da casa e marcar para pôr a criança parada e sentada para pensar no que fez de errado, isso só funciona se você deixar a criança lá até o tempo estipulado não cedendo em caso de choro da criança, e se ela sair do lugar avisar que dobrará o tempo e cumprir o que falou sem ter "dó". Explicar para criança o porque de estar indo para o "cantinho pensar". 
* Em casos de adolescentes o que surte mais efeito é proibir suas diversões e saídas com amigos para ficar em casa. 


* O Castigo: Só deve ser usado quando já esgotou-se seus recursos de correção, mas só deve ser usado em casos bem graves,  têm que saber a forma correta de aplicá-los caso contrário resultará em revolta e rebeldia, não se deve descarregar na criança sua raiva e nem aplicar castigos de cabeça quente. 
Por serem mais severos os castigos causam dor ás vezes física e as vezes emocional nas crianças e se exagerados podem produzir traumas e distúrbios.
O castigo mais frequente para crianças são as palmadas, para surtirem benefícios ao se bater na criança deve-se mostrar a ela que está sendo obrigado a fazer aquilo pelo comportamento dela mas que não o queria. Ao castigar uma criança jamais xingá-la ou agredi-la verbalmente, deve-se tomar cuidado de onde se está batendo por isso não é aconselhável castigar uma criança quando se estar encolerizado ou com raiva, mas deixar a raiva passar.Assim como a bronca, o castigo quando aplicado a todo momento e por qualquer motivo não surte efeito, pois a criança "se acostumará a apanhar" e poderá até usar alguns termos quando você for castigá-la do tipo "Nem doeu", ou ficar imóvel e sem chorar para mostrar que não sente nada ou ainda lhe desafiar a bater mais forte.


continua...



Um comentário:

  1. UMA ÓTIMA REFLEXÃO PARA PAIS, EDUCADORES QUE TEM UMA GRANDE RESPONSABILIDADE DE EDUCAR E PREPARAR SEUS FILHOS E ALUNOS PARA A SOCIEDADE.
    GRATA, ANA PAULA FERNANDES.

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