sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Porque não sou amigo do meu filho?



*Se você não consegue ser amigo do seu filho, principalmente do adolescente é ideal que você prepare para ele um mentor, um amigo de confiança que vai te ajudar a ajudar o seu filho, nem sempre os filhos são amigos dos próprios pais, mas são amigos de outras pessoas com as quais sintam confiança e se sintam a vontade, eu mesmo já fui amiga de adultos ajuizados, muitas vezes contava coisas a uma das minhas tias( a única que eu confiava, que não conseguiria contar ao meu pai e mãe e ela era a minha mentora ou conselheira) até hoje confio bastante nela e não conseguiria conversar com o meu pai o que conversava com ela. Por diversas vezes também saia da minha igreja a qual tinha um pastor, para conversar, desabafar e pedir aconselhamento com outro pastor de outro lugar pois tinha mais confiança nele do que no meu "pai espiritual que estava perto". Geralmente apresentam esse tipo de comportamento e problemas as crianças e adolescentes que possuem pais autoritários e fofoqueiros ( são os pais que contam todas as conversas, atitudes e comportamentos da criança e do adolescente para a família inteira e para o resto do mundo), assim como os adultos não gostam de pessoas fofoqueiras pois não sentem confiança, as crianças e adolescentes também não, o autoritarismo também impede as crianças e adolescentes de se sentirem a vontade para conversar com os próprios pais e geralmente não se tornam amigos. Outro fator que impede o seu filho de ser seu amigo(a) é a crítica demasiada, se tudo que ele(a) fala e faz você o critica ele não se sentirá a vontade para conversar com você.

*Ao conseguir um mentor para o seu filho não fique a interrogá-lo e repassar para o seu filho informações  importantes que o mesmo possa achar que deve lhe informar, certifique-se de conseguir alguém de sua inteira confiança, uma pessoa que você sabe que ajudará o seu filho e não dará a ele conselhos errados.

* Você deve ver o que está impedindo você de ser amigo do seu filho(a) e o porquê do seu filho(a) não confiar em você. A casos de adolescentes e crianças que conversam conosco para desabafar e chegam a chorar pedindo que não contemos nada para os seus pais, na maioria das vezes é por "medo dos mesmos", e ás vezes nem são coisas tão graves,  por contar até mesmo uma situação em que eles sabem que os pais estão errados ou uma situação que estão vivendo em casa, drama familiar etc... Não conseguem expor aos pais o quanto estão se sentindo incomodados com alguma coisa ou situação familiar e ainda são proibidos pelos mesmos de contarem o que vêm ou desabafarem com alguém para não manchar as suas imagens.

*Se você não faz seu filho se sentir "amado", dificilmente ele será seu amigo, nós gostamos de amigos que nos amem e gostem da gente, e com a crianças e adolescentes também é assim, ao procurar alguém para conversar procurará alguém que ele acha que gosta mais dele(a).Se você o despreza com palavras e atitudes não espere que ele(a) seja seu amigo(a), as crianças percebem quando são amadas.

Continua...

Um comentário:

  1. Paulo Roberto Bertoldo25 de junho de 2012 às 11:23

    Bem, não precisa dizer que estou sentindo isso na pele e como é dificil aceitar depois que seu filho fica adulto.

    ResponderExcluir